Porto Seco Centro Oeste
Postado em: Clipping
2016-05-11 10:21:00 -0300

Melhorias contínuas
Em artigo publicado aqui neste espaço tratamos desse assunto como um dos únicos “dogmas” do transporte.


O que significa “melhorias contínuas”?  A resposta ou, talvez , respostas são o estabelecimento de um plano para questionar os processos e as funcionalidades existentes para o transporte.

Transportar envolve, também, caracterizá-lo nas diferentes fases, como os  “fretes de entrada” tendo  foco as matérias primas. Para organizações e fábricas que adquirem grandes quantidades de insumos é comum que o frete esteja incorporado no preço dessas matérias primas.

O custo desse transporte CIF (cost insurance freight) “passa batido” nessas aquisições, mas pode representar parcela significativa no custo dos produtos.  Cálculos efetuados por compradores de grandes corporações indicaram a necessidade de se comprar  FOB (free on board). Dá mais trabalho e requer incorporar esses procedimentos nas aquisições.  Quem o fez diz que vale a pena.

No transporte de distribuição, ou de produto acabado, estão os maiores custos de transporte e sobre isso pesam etapas e fases complexas. A principal equação a ser resolvida é a que questiona a qualidade, o tempo e o custo desse transporte.

Os esforços empreendidos pelos principais organizações de  e-commerce,  mundo afora,  enfatizam que podem satisfazer os mais exigentes compradores (B2C: venda para consumidor final) nas suas aquisições, muitas das quais realizadas por “impulso”. Nessa delicada questão ninguém desafia a vontade soberana  de quem busca  satisfazer os seus desejos de “ter”... de possuir coisas.

O transporte representa, também, a conexão entre vendedores e compradores em outras etapas  dos negócios, como a de logística reversa (quando há necessidade de retirar mercadorias que não foram aceitas pelos seus compradores pelos mais diversos motivos) ou para “buscar” embalagens controladas (caso de agroquímicos ou eletroeletrônicos que apresentam riscos de descarte de componentes perigosos para a saúde pública).

No deslocamento de produtos em médias e longas distâncias podem existir oportunidades a serem avaliadas. No Brasil, as alternativas para esse tipo de transporte são restritas devido à ausência do modal ferroviário para esse fim e a cabotagem passa por um processo de se reestruturar, mas ainda tem fatores restritivos relevantes.

O transporte aéreo “porta a porta” é uma das alternativas mais promissoras por significar ampliar o mercado consumidor nas diversas regiões do País. Exemplo do que se afirma é o grande volume de encomendas transportadas pelos Correios na modalidade “retira”  (que é quando o destinatário compare o resultado ce à agência dos correios para retirar a sua encomenda) as suas agências nas regiões de destino.  O preço, entretanto, desencoraja a adoção dessa alternativa quando o produto não tiver alto valor agregado.

A seleção de transportadoras, operadores logísticos  e a contratação direta de transportadores autônomos (oferecidas pelo TruckPad, por exemplo) devem ser avaliadas cuidadosamente por representarem diferenças de preço final de fretes na casa entre 12%  e 25%...  nada desprezíveis.

Experiência realizada junto a um “mega”  embarcador internacional com forte presença no mercado brasileiro indicou que a busca de “melhorias contínuas” proporcionou  (e ainda o faz a cada dia) a implementação de um selecionador automático de transporte em cada embarque.

O desenvolvimento de um módulo específico para essa finalidade alterou completamente a maneira de contratar fretes. O contratante de transporte indica as transportadoras aptas a realizar o transporte que está sendo buscado. Tal lista pode ter mais de 10 ou 20 transportadoras.

O sistema (que não possui uma denominações específica,  mas é conhecido internamente como “selecionador por cotação”) realiza os cálculos de maneira simulada e oferece a lista final de indicação dos melhores fretes para aquela situação específica.

O resultado disso é a economia, caso a caso, do transportador indicado para aquele negócio. E, como sabemos, as grandes economias passam por otimizações em todas as etapas dos processos.

Uma consequência não desejada, entretanto, surge quando alguns transportadores se insurgem contra o embarcador alegando que a perda de fidelidade em certas linhas ou transporte de determinados produtos instabiliza as “boas” relações existentes entre ambos.

Melhorias contínuas têm o seu preço.  Quando se contrapõem interesses entre embarcador e transportador  há que se examinar a maneira de contratação que minimize os eventuais atritos pela adoção dessas práticas. 

Fonte: Intelog

 

Tempo no Porto

25º C
Temperatura 172f3aa66012f344cd044c2fd8e6275b982232e35d680e85ec19ea90c8175c32
Umidade do Ar: 60%
Sensação Térmica: 21º C
Velocidade do Vento: 11 Km/h
Máx Rajada de Vento: 17 Km/h
Fonte: Estação Meteorológica localizada no Porto Seco Centro Oeste.
Tempo no Porto
Temperatura 172f3aa66012f344cd044c2fd8e6275b982232e35d680e85ec19ea90c8175c32
Confira as Máximas e Mínimas de hoje
  Mínima Média Máxima
Temperatura:
25º C 26º C 26º C
Umidade do Ar:
25% 58% 60%
Sensação Térmica
21º C 22º C 22º C
Velocidade do Vento:
11 Km/h 15 Km/h 18 Km/h
Fonte: Estação Meteorológica localizada no Porto Seco Centro Oeste.