Porto Seco Centro Oeste
Postado em: Porto na Mídia
2020-07-30 12:49:00 -0300

Porto Seco alcança 50% de participação nas importações e fortalece a economia goiana
Números consolidados do 1º semestre confirmam o compromisso do Terminal em trabalhar com qualidade e eficiência, superando inclusive as dificuldades causadas pela pandemia.

Full foto a rea

O Grupo Porto Seco Centro-Oeste demonstrou mais uma vez que tem trabalhado incansavelmente durante a pandemia. Mesmo com as adaptações necessárias no atendimento aos clientes e na nova rotina de trabalho dos colaboradores, mês a mês o Terminal tem registrado aumentos significativos. Em relação a Goiás, o Porto Seco teve 50% de participação no total das importações goianas de janeiro a junho de 2020. Quanto ao volume de importações, no primeiro semestre o Porto Seco registrou o aumento de quase 9% (em milhões de dólares) na comparação com o mesmo período de 2019.

Segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em razão dos efeitos que a crise do novo coronavirus deve causar na balança comercial brasileira, as importações podem cair até 20% neste ano. As importações no País já registraram uma queda de 7% no primeiro semestre desde ano, mesmo índice verificado em Goiás. Já as importações via Porto Seco tiveram um movimento inverso: aumento de quase 10% neste mesmo período.

No volume de importações, o Porto Seco registrou o aumento recorde no primeiro semestre nos meses de Janeiro (+69%) e Abril (+31%) em relação ao mesmo período de 2019. De acordo com o Diretor de Operações do Grupo Porto Seco Centro-Oeste, Everaldo Fiatkoski Júnior, a expectativa é superar esses valores no segundo semestre. “Esses resultados não se tratam de uma excepcionalidade, pois nosso crescimento tem sido sustentado ao longo dos anos pelo trabalho de uma equipe altamente capacitada para oferecer os melhores serviços e soluções para nossos parceiros”, afirma Fiatkoski.

Em relação ao mercado interno, no primeiro semestre de 2020 houve um aumento de 165% em movimentação de contêineres, comparado ao mesmo período de 2019. Mais de 70 mil toneladas de cargas passaram, pela estação aduaneira no período de janeiro a junho, 44 mil toneladas a mais que no mesmo período de 2019.

Os dados demonstram a importância do Porto Seco para Anápolis e a consolidação da estação aduaneira como referência na prestação de serviços para empresas de todo País, que têm no PSCO o apoio logístico e alfandegário necessário para aquisição de mercadorias e insumos. As principais importações vêm de países como Alemanha, China, Suíça, Estados Unidos e Coreia do Sul.

Operação otimizada
Para garantir as operações do Porto Seco Centro-Oeste, bem como das filiais (Terminal Alfandegado de Cargas de Belém/PA, Gurupi/TO e Uruaçu/GO), e acolher as normas das autoridades em saúde para combate à Covid-19, o Grupo PSCO adotou logo no início da pandemia medidas de controle especiais para cargas de origem asiática, com protocolos rígidos de saúde e segurança dos colaboradores. Na publicação dos primeiros decretos governamentais, as medidas foram reforçadas, principalmente com a implementação do trabalho em home office para mais de 50% da equipe e controle no acesso de colaboradores, motoristas e demais prestadores de serviços.

“A medida só foi possível graças à infraestrutura tecnológica que o Porto Seco dispõe para atendimento dos parceiros de negócios e demais stakeholders, bem como a qualificação dos nossos colaboradores para utilizar nossas plataformas digitais com eficiência”, afirma o gerente administrativo, Lendell Tavares. “Todos os processos são feitos com a máxima segurança e agilidade. Nossa organização sempre esteve preparada para gerenciamento de crises, com adoção de soluções rápidas e o mínimo de impacto em nossas operações”, completa Lendell.

Os números revelam que a produtividade da equipe aumentou consideravelmente nos últimos meses, alcançando resultados mais rápidos para quaisquer assuntos ligados à prestação de serviços de comércio exterior. “Com o home office houve aumento na produtividade, o que garantiu o sucesso na continuidade das operações mesmo com esse aumento de demanda que temos experimentado”, frisa o Diretor de Operações Everaldo Fiatkoski Jr., que destaca que o Grupo PSCO tem investido muito em estrutura e inteligência para desenvolver soluções completas e diversificadas para operações alfandegadas.

 

Fonte: Portal Contexto

Tempo no Porto

25º C
Temperatura 172f3aa66012f344cd044c2fd8e6275b982232e35d680e85ec19ea90c8175c32
Umidade do Ar: 60%
Sensação Térmica: 21º C
Velocidade do Vento: 11 Km/h
Máx Rajada de Vento: 17 Km/h
Fonte: Estação Meteorológica localizada no Porto Seco Centro Oeste.
Tempo no Porto
Temperatura 172f3aa66012f344cd044c2fd8e6275b982232e35d680e85ec19ea90c8175c32
Confira as Máximas e Mínimas de hoje
  Mínima Média Máxima
Temperatura:
25º C 26º C 26º C
Umidade do Ar:
25% 58% 60%
Sensação Térmica
21º C 22º C 22º C
Velocidade do Vento:
11 Km/h 15 Km/h 18 Km/h
Fonte: Estação Meteorológica localizada no Porto Seco Centro Oeste.